Carrinho de Compras
Redes Sociais:      

Navegação

Precisa de ajuda?

Ligue: (33) 9 8739-1365

Social

Cordão de São José com Imagem de S. José e o Menino Jesus no Colo

O Cordão de São José

Adaptado de “O Cordão Branco de São José”, por The Catholic Company. Tradução: Edições Gratia Plena.


Mais e mais pessoas estão começando a conhecer e amar a devoção de São José, mas você já ouviu falar do cordão de São José?

A Milagrosa História do Cordão de São José

A bela devoção do Cordão de São José, contada no Brasil pelo Monsenhor Ascânio Brandão, começou há quase 400 anos, na pequena cidade de Antuérpia, Bélgica. Uma freira agostiniana chamada Ir. Isabel sofria de uma doença misteriosa e dolorosa; os médicos admitiram que a doença provavelmente a levaria à morte.

Tendo uma devoção especial a São José, a irmã pediu que uma corda fosse abençoada em sua homenagem e enrolou-a em volta da cintura. Poucos dias depois, enquanto rezava pela intercessão de São José, sua dor desapareceu. Vários médicos – incluindo um protestante – conheceram o caso e proclamaram que sua cura era milagrosa.

Quase 200 anos depois, o milagre foi divulgado – particularmente em Verona, Itália – e em março de 1842, o cordão devocional foi adotado por um hospital em Verona e distribuído aos seus pacientes. Em 19 de setembro de 1859, a devoção ao cordão de São José foi oficialmente adotada; uma fórmula de bênção criada; indulgências acrescentadas pelo Papa Pio IX; e uso privado generalizado permitido.

O Cordão de São José é piedosamente usado não apenas como um remédio contra doenças físicas, mas como um suporte para viver as virtudes da castidade e pureza de coração.

Freiras Agostinianas de Atuérpia - Jan van Helmont
Freiras Agostinianas de Atuérpia – Jan van Helmont

Graças Associadas ao Uso do Cordão

Existem cinco [1] graças primárias ligadas ao uso do cordão e a recitação piedosa das orações correspondentes:

  1. Proteção especial de São José;
  2. Pureza de alma;
  3. A graça da castidade;
  4. Perseverança final;
  5. Assistência particular na hora da morte.

Como Utilizar o Cordão

O Cordão de São José, desde que esteja devidamente bento, pode ser usado do seguinte modo:

  • Bem guardado para utilizar nas ocasiões de dores e sofrimentos físicos e aplicá-lo com fé e confiança na parte enferma do corpo, como costumamos fazer com as medalhas do Senhor Bom Jesus e de Nossa Senhora;
  • Para se implorar um constante Patrocínio de São José, especialmente na guarda e defesa da sublime virtude da Castidade, em qualquer de seus três graus e categorias, se o trouxer constantemente cingido;
  • Finalmente, para fazer uso público e solene, trazendo em atos religiosos, como distintivo de Confraria ou Arquiconfraria canonicamente ereta.
O Cordão de São José - v.2
O Cordão com Medalha de São José

Para ter acesso à fórmula da benção do cordão de São José traduzida do latim e muito mais sobre o pai putativo de Jesus, adquira a obra “Glória e Poder de São José”, escrita pelo Pe. Ascânio Brandão e reeditada pela Edições Gratia Plena.


Referências

  1. O Pe. Ascânio Brandão destaca o devocional como uma arma poderosa contra o demônio da impureza “Salienta-se sobretudo o benefício do Cordão de São José, como arma poderosa contra o demônio da impureza.”.

4 comments

  1. Roseane Ramos Feitoza

    🙏Sou devota de São José, gostaria muito de saber tudo sobre o Cordão de São José e tê- ló sempre Comigo🙏Recebo muitas Graças pela Vossa intercessão tanto na minha família como no trabalho, já marquei na minha Agenda Espiritual todo dia 19 para fazer as Orações,só preciso do Cordão de São José e as devidas Orações 🙏

    1. Olá, Roseane. Para nós é uma imensa alegria saber de sua devoção ao Patriarca São José! O cordão de São José pode ser facilmente adquirido pela internet. Já as orações para benção do cordão (que deve ser realizada pelo sacerdote), a senhora pode encontrar no livro Glória e Poder de São José, publicado pela nossa editora e disponível para compra neste link. Que Deus abençoe a senhora! 🙏

  2. Enoé Alfredina de Lacerda Ramos

    Gostaria de adquirir o cordão. Como faço?

    1. Olá, Enoé. Tudo bem?!
      Enoé, o cordão de São José pode ser facilmente adquirido pela internet. Já o livro com as orações para benção do cordão (que deve ser realizada pelo sacerdote), a senhora pode encontrar neste link. Que Deus abençoe a senhora! 🙏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *