Carrinho de Compras
Redes Sociais:      

Navegação

Precisa de ajuda?

Ligue: (33) 9 8739-1365

Social

São José com o Menino Jesus no Colo

Consagração a São José

Adaptado de “Consagração a São José”, por Year of St. Joseph. Tradução: Edições Gratia Plena.


Quereria eu persuadir todos a ser devotos desse glorioso santo, pela grande experiência que tenho dos bens que alcança de Deus. Não conheci uma pessoa que lhe seja devota de verdade e faça determinados serviços que não se veja mais beneficiada na virtude. Porque beneficia grandemente as almas que a ele se encomendam. Parece-me que, já há alguns anos, todo ano em seu dia peço uma coisa, e sempre a vejo cumprida. Se for um pouco torto o pedido, ele o endireita para meu maior bem.

STA. TERESA D’ÁVILLA

Assim como Jesus e Maria se confiaram inteiramente ao cuidado e proteção de São José como o chefe da Sagrada Família, também podemos seguir o seu exemplo. “Jesus, vivendo sob o teto de São José e sendo seu Filho, nos deu um exemplo pessoal de total entrega a São José” (Pe. Donald Calloway, MIC). Podemos estar familiarizados com a consagração à Bem-aventurada Virgem Maria, em particular o método popularizado por São Luís de Montfort, que consiste em 33 dias de preparação espiritual. Em reconhecimento da ênfase que a Igreja tem colocado em São José nos últimos séculos, o Pe. Donald Calloway, MIC apresentou uma Consagração completa com 33 dias de leituras e orações que culminaram em uma oração de consagração recitada em um dia de festa relacionado a São José.

O que significa se consagrar a São José?

O que significa para uma pessoa ser consagrada a São José? Bem, basicamente significa que ela reconhece sua paternidade espiritual e deseja ser como ele é. Para demonstrar sua devoção, o consagrado se entrega inteiramente aos seus cuidados paternos, para que assim o ajude a adquirir as virtudes que o tornará santo. A consagração total a São José significa um ato formal de entrega filial ao pai adotivo de Jesus, para que ele cuide do bem-estar espiritual e conduza o consagrado à Deus. Quem se consagra a São José quer estar o mais próximo possível de seu pai espiritual, a ponto de se assemelhar a ele na virtude e na santidade. O pai adotivo de Jesus, por sua vez, dará aos seus consagrados sua atenção, proteção e orientação integral.

– Fr. Donald Calloway, MIC

São José e o Menino Jesus, por Murillo.
São José e o Menino Jesus, por Murillo.

Se já me consagrei a Nossa Senhora, posso me consagrar a São José?

A resposta é um sonoro  “Sim!”  Deus deseja que todos os filhos sejam entregues aos cuidados de uma mãe e de um pai. Você não é membro de uma família espiritual com apenas um dos pais. Maria é sua mãe espiritual e São José é seu pai espiritual. A paternidade espiritual de São José é extremamente importante para o crescimento espiritual de todo Cristão. A consagração total a Maria não é diminuída pela consagração total a São José. Maria quer que você se consagre a São José! Jesus quer que você se consagre a São José! Tudo o que você deu a Jesus e Maria também pode ser dado a São José. Os corações de Jesus, Maria e São José são um.

– Fr. Donald Calloway, MIC

Como fazer a consagração a São José?

Idealmente, famílias e grupos poderiam se organizar para fazer a consagração juntos. O livro do Pe. Calloway inclui material para seis semanas de reuniões de grupo que levaram à consagração. No último dia, uma cerimônia simples pode ser planejada, onde o grupo recita a oração de consagração juntos liderados pelo seu pároco após o Santo Sacrifício da Missa. Durante a cerimônia aqueles que fizeram a consagração podem receber um sacramental bendito, como o Cordão de São José, para servir de sinal visível e lembrete da sua consagração.

Para fazer a consagração de 33 dias, recomendamos o novo livro Consagração a São José: As Maravilhas de Nosso Pai Espiritual. O gráfico abaixo lista as datas sugeridas para fazer sua consagração a São José:

DATA DE INÍCIOFESTA DO DIADIA DA CONSAGRAÇÃO
22 de dezembroFesta dos Santos Esposos23 de janeiro
1 de janeiroApresentação do Senhor2 de fevereiro
15 de fevereiro
(ano bissexto: 2/16)
Solenidade de São José19 de março
30 de marçoSão José Operário1 de Maio
11 de abrilNossa Senhora de Fátima13 de maio
20 de julhoNossa Senhora de Knock21 de agosto
30 de setembroTodos os Santos1 de Novembro
Novembro*Sagrada Família*Ultimo domingo de dezembro

Para acompanhar a consagração e aumentar ainda mais sua proximidade e devoção ao pai nutrício de Jesus, você também pode adquirir os livros Glória e Poder de São José e Devocionário a São José, disponíveis Edições Gratia Plena. Na obra Glória e Poder de São José você encontrará em 31 capítulos (os 31 dias do mês de março), a oportunidade de conhecer a vida de São José, suas virtudes e importância na família de Nazaré, além de diversos exemplos das graças concedidas por sua intercessão junto a Jesus.

Oração de Consagração a São José [1]

Ó Glorioso Patriarca São José, eis-me aqui, prostrado de joelhos ante a vossa presença, para pedir-vos vossa proteção. Desde já vos elejo como meu pai, protetor e guia. Sob vosso amparo ponho meu corpo e minha alma, propriedade vida e saúde. Aceitai-me como filho vosso. Preservai-me de todo os perigos, ataques e laços do inimigo. Assisti-me em todo o momento e sobretudo na hora de minha morte. Amém


Referências

  1. A oração de consagração foi extraída da obra “Devocionário a São José”, publicado pela Edições Virtus e disponível na livraria para compra neste link.

2 comments

  1. Alexandre

    Meu amigo/irmão Henrique, obrigado pela indicação, irei adquirir em breve.

    1. Eu é quem agradeço pelo apoio, meu amigo! AMDG!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *